12 setembro 2005

AFORISMOS & QUOTES

"Existem duas categorias principais de viajantes: Os que viajam para fugir e os que viajam para buscar."
Erico Veríssimo

"Não há nada mais triste do que alguém que passa a vida falando sobre o que deveria ter sido." Anonymous

“Nunca viajo sem o meu diário. Sempre terei algo sensacional para ler no trem.”
Oscar Wilde

HONDURAS

Cavalgada em Copán Ruínas

La Sepultura - Copán

Vilarejo de Copán Ruínas



Vilarejo base para visitar as ruínas mayas de Copán


Os Mayas já habitavam a região pelo menos desde 1200 AC. Copán deve ter tido uma significante atividade comercial.
Por volta de 426 AC, uma familia real estabeleceu-se para reinar Copán. Liderado por um misterioso rei chamado Mah K´ina Yax K´uk Mo´. Pesquisas arqueologicas indicam que ele foi um grande shaman, aonde posteriormente outros reis o reverendava como um semidivino fundador da cidade. A dinastia reinou durante o Periodo Classico (auge de Copán).


Araras em La Entrada de Copán



Smoke Imix (Jaguar Fumaça) foi um dos maiores reis de Copán. O décimo segundo rei que governou entre 628 e 695. Durante o seu reinado a população de Copán cresceu consideravelmente. Imix foi sábio, poderoso e rico, na qual construíu Copán na maior força militar e comercial da região.






Até recentemente, o colapso da civilização de Copán tem sido um mistério. Atualmente arqueólogos estão começando a entender o que de fato aconteceu. Aparentemente próximo ao fim do auge de Copán, a população crescia a uma taxa sem precedentes, comprometendo as fontes agrícolas, aonde consequentemente, Copán não conseguia manter-se mais auto-suficiente na agricultura, sendo obrigado a importar comida de outras áreas. A expansão urbana nas férteis terras baixas no centro do vale, forçou tanto a agricultura quanto as áreas residenciais a se confinarem ao redor de encostas do vale. Extensas áreas foram devastadas, resultando em uma erosão massiva que dizimou a produção agrícola e resultou em inundações durante os períodos de chuvas.
A região de Copán não foi abandonada de um dia para outro - agricultores provavelmente continuaram vivendo no vale devastado ecologicamente durante 1 ou 2 séculos. Mas por volta do ano de 1200, mesmo os agricultores tiveram que partir e a cidade real de Copán foi recoberta pela selva.