22 setembro 2005

PERU

Monastério de Santa Catalina - Arequipa


Monastário de Santa Catarina, uma pequena cidade rodeada de muralhas, de ruelas, casas austeras, praças belamente adornadas, arcos, pinturas, mobílias coloniais, pátios e cores que vão do ocre ao vermelho até o azul. Neste labirinto de silêncio e de luz é possível abstrair-se do frenesi da cidade.

Monastério de Santa Catalina - Arequipa

Monastério de Santa Catalina


Interiores

Monastério de Santa Catalina

Monastério de Santa Catalina

Monastério de Santa Catalina

Arequipa


Entre os bairros mais importantes de Arequipa destacam-se o Distrito de Yanahuara com um bom mirante, Cayma com uma preciosa praça, Yura onde pode-se ver umas fontes termais Paucaparta, região com o cultivo de Sachaca que aloja o Palácio Goyeneche e com um esplêndido mirante onde obtém-se belas panorômicas de Arequipa e seus vulcões. 8 km ao norte da cidade encontra-se Sabandia célebre por seu famoso Moinho restaurado e convertido em um restaurante.

Arequipa


Da cidade destacamos a Catedral, encostada a Praça das Armas rodeada de uma bela arqueria. Distingue-se por ser uma das poucas catedrais do mundo que tem sua fachada em uma costa, por seu modesto telhado de pedra e por seu monumental órgão.


Perro sin pelo - Cachorro sem pelo, tÍpico da regiÃo. Deve passar bastante frio no inferno.



Landscapes of Southern Peru

Landscapes of Southern Peru

Landscapes of Southern Peru



Colca Canyon


O Canyon de Colca é o mais profundo do mundo encontra-se a 5 horas do caminho de Arequipa.


A viagem é uma experiência envolvente que descorre por pricipícios que cortam a respiração, como a andeneria de Chivay ou por encantadores povoados da serra como Achoma.


A viagem culmina na Cruz do Condor um mirante que pende sobre o pricipício. A profundidade do Canyon é de 3.400 metros.


Pela manhã com um pouco de sorte pode-se observar os condores sobrevoando a região com elegância.

Landscapes de Colca Canyon

Guanacos


Arequipa - Vulcão El Misti

Cemitério de Chauchilla


A esquecida Cultura de Nasca foi descoberta nas areias do Deserto de Nasca e trazida a luz tanto pelos ladrões de sepulturas como pelos arqueólogos.

Neste espantoso Cemitério de Chauchilla, corpos dos antigos habitantes de Nasca foram preservados por mumificação natural, devido ao clima árido.

Através de seu hábito de enterrar sua gente, esta Cultura deixou-nos múmias, cerâmicas, tecidos coloridos, caveiras e artefatos, praticamente intocados.

Cemitério de Chauchilla


A Cultura Nasca floresceu no Peru entre 200 AC a 800 DC.
Um dos aspectos comuns da Cultura pré-Inca e Inca é a criaçao de civilizações em lugares inóspitos, como as montanhas inacessáveis dos Andes ou viver no meio do deserto.

Cemitério de Chauchilla


Chauchilla fica cerca de 30 km da cidade de Nasca e impressiona pela quantidade de múmias ainda disponíveis para visitação.

Infelizmente, ele foi alvo de muitos saqueadores, principalmente na última metade do sec. XX. Eles invadiam as tumbas, pilhavam os tesouros e mantos, a simplesmente deixavam as múmias e seus pertences de menor interesse expostas no deserto.

Cemitério de Chauchilla


Note-se que os colecionadores, principalmente europeus e americanos, eram os receptadores, incentivando os saqueadores a continuarem suas buscas.
Até 1997, os visitantes encontravam esqueletos, caveiras, cerâmicas e artefatos simplesmente largados no sol.
Felizmente, este quadro mudou. Cientistas do Estado de Ica e os e a indústria turística local organizaram-se e reconstruíram as tumbas, segundo a tradição da época, e protegeram a área, que é hoje uma zona arqueológica oficial.

Linhas de Nazca

Linhas de Nazca


Nazca está localizada a 450 km ao sul de Lima no Peru. É uma pequena cidade de 30.000 habitantes. É conhecida no mundo pelas famosas linhas de Nazca, que forma uma série de desenhos gigantescos que são vistos somente de um pequeno avião que faz um vôo sobre as linhas.
Atualmente não se sabe ao certo quem fez os gigantescos e famosos desenhos (alguns de até 200 metros). Os desenhos foram feitos simplesmente arredando as pedras para o lado expondo o solo mais branco da região.

Linhas de Nazca


Considera-se que elas foram feitas pelas culturas Paracas e Nazca durante o período de 800aC e 600dC. Acredita-se de que se tratava de um calendário com propósito agrícola.
Existe muitas outras teorias, dentre os quais a de Erich von Daniken que as relaciona com os extras terrestres.
Ao todo são 13 figuras, sendo as mais conhecidas:
- o macaco (com 90 metros)
- a aranha
- o condor
- o astronauta

Lima



Fundada no ano 1535 por Francisco Pizarro é a atual capital do Peru. Talvez o nome de Lima proceda do Vale do Rímac, lugar onde assentava-se um antigo povoado de pescadores.
A chamada "Cidade dos Reis" é na atualidade o lar de mais de 9 milhões de habitantes que converteram a capital em um formoso caos. Numerosos barracos nas ruas invadiram as calçadas, onde é possível comprar qualquer coisa (no ano de 1997 foram recolocados muitos vendedores, com duros confrontos com a polícia), nas ruas transitam veículos de todos os tempos e nos meses do inverno, devido à marezia, os céus ficam cobertos de nuvens sem que caia uma gota de água. A permanente umidade faz com que a poeira e a terra de muitos anos, fique grudada às construções, o que faz com que a cidade pareça suja. Embora, esta aparente confusão, a cidade esconde distritos muito interessantes, esplêndidos museus e impressionantes construções coloniais.

Foto: Catedral de Lima - Plaza Mayor : O mais interessante é o primeiro contato com Lima seja realizado na Praça de Armas. No centro encontra-se uma pia de bronze do ano 1650 e ao lado a Catedral, reconstruida totalmente, depois do terremoto do ano 1746. Nela destaca a silharia do couro, a capela churrigueresca da Imaculada, as talhas de Martínez Montañez, o Cristo de Marfim, presente do Rei Carlos V e a capela, onde encontram-se os restos de Francisco Pizarro. Conservam-se não em honra do conquistador, mas como afirmam os limenhos, por ele ter sido o fundador de Lima.a.

Plaza Mayor de Lima


Plaza Mayor com o Palacio do Governo ao fundo, antiga residência de Pizarro e atual sede e morada do presidente do país, não pode ser visitado, porém aconselha-se ver a troca de guardas que realiza-se todo dia às 11.45 horas. Do outro lado a Prefeitura (Ayuntamiento). Neste ponto localiza-se a Estátua Equestre de Pizarro.

Plaza Mayor de Lima

Igreja de San Francisco


Provavelmente, a Igreja e Convento de São Francisco sejam das construções religiosas mais impactantes de Lima. Com precioso claustro com azulejos de Sevilha do século XVII, nas salas distinguem-se o Museu de Arte Sacra, a Sala Francisco Zurbarán e o Refeitório do Covento. . Quanto á Igreja destacamos as capelas, interiores e a fachada de uma estranha cor amarela.

Igreja de San Francisco


Ossário da Igreja de San Francisco - Embaixo deste complexo encontram-se galerias subterrâneas ou Catacumbas, que serviram como cemitério durante os tempos da colônia. Calculam-se uns 70.000 enterramentos e curiosamente tem sido colocados os ossos segundo a qualidade, quer dizer, em um lugar todos os crânios, no outro fêmures, clavículas e assim por diante.

Museu da Inquisição


Museu do Tribunal da Inquisição, sede de uma esplêndida biblioteca. Nos porões mostram-se os calabouços e os instrumentos de tortura de outras épocas.

Trujillo


Plaza Mayor de Trujillo : Chamada a "capital das cidades costeiras", Trujillo oferece todo o feitiço das tradições históricas. Fundada em 1535 por Pizarro a cidade foi recolhendo belas mansões, conservando o seu sabor colonial. Por outro lado não tem que esquecer que aqui desenvolveram-se as culturas Moche e Chimú.


Plaza Mayor de Trujillo : A visita à cidade tem que ser iniciada na Praça de Armas núcleo da cidade e uma das praças mais belas do país. Esta rodeada por impressionantes construções como a Catedral de branca fachada e reconstruida no século XVIII, a Mansão Urquiaga sede do Banco Central e o Hotel Turistas com uma pequena mostra de cerâmica moche. No centro da praça ergue-se a estátua aos Heróis da Independência. A Igreja do Carmo do século XVIII é uma das construções mais importantes de Trujillo. Salientada pela mobília e maquinário, assim como pela Pinacoteca Carmelita. Não deixe de visitar a Igreja de São Francisco com preciosos retábulos e púlpito renascentista, a Igreja de Santo Agotinho com excelentre altar dourado do século XVI e a Igreja da Mercê que junta na fachada vários estilos arquitetônicos.

Corpus Christi em Trujillo


Comemoração de Corpus Christi em Trujillo

Corpus Christi em Trujillo

Corpus Christi em Trujillo

Sitio Arqueológico de Chan Chan

Sitio Arqueológico de Chan Chan


O antigo senhorio Chimú (VIII - XV d.C.) fundou sua capital junto ao rio Moche no estado La Libertad e a chamou Jang-Jang, que na antiga língua mochica significa "sol-sol".

Sítio Arqueológico de Chan Chan


As paredes se decoraram com frisos modelados em alto relevo com motivos geométricos e zoomorficos. A plataforma sepulcral do soberano, construída em forma de T, foi o edifício mais importante. A cidadela estava circundada por bairros periféricos, onde viviam os produtores e os servidores do reino.


Chan Chan, com aproximadamente 20 km quadrados de extensão, é a maior cidade de barro da América pré hispânica. Para sua construção os chimús utilizaram adobe, cantos rodados, barro, madeira, totora, palha e cana, materiais que a integram as areias da costa como uma extensão natural. A cidade está composta por cidadelas que tem uma só entrada que dá acesso a um corredor que se abre a outros caminhos com paredes e edifícios de linda arquitetura retangular: pátios interiores, residências, edifícios administrativos, templos, plataformas e depósitos.


A cidade, foi o núcleo urbano de um grande estado regional que abarcou a metade da costa peruana, desde Tumbes no norte até Lima, todos os caminhos partiam dela.


Os nomes que recebem hoje em dia as cidadelas correspondem aos arqueólogos que as estudaram (Rivero, Tschudi, Bandelier, Uhle, Tello); assim, a cidade "Rivero", corresponde a sede de Minchancamán, último governante Chimú, capturado e levado ao Cusco pelos incas segundo as crônicas.

Huacas del Sol y de la Luna


Os chimus construíram Chan Chan usando somente tijolos de barro secados ao sol. Na região desértica, é uma matéria-prima abundante e, já que praticamente nunca chove, duradoura.