Around the Globe by Jun Omori
Thousands of manners to see the world and to refresh your point of view
05 agosto 2005
SANTIAGO - PALACIO DE LA MONEDA - SEDE DO GOVERNO

Inaugurado em 1805 para funcionar como a casa da moeda do país, o palácio tornou-se sede do governo 41 anos depois. Chegou a sofrer bombardeios em 11 de setembro de 1973 --foi no La Moneda que o ex-presidente socialista Salvador Allende, eleito em 1970, se suicidou nesse mesmo dia, quando foi instaurado o regime militar comandando pelo ex-ditador chileno, o general Augusto Pinochet (1973-1990).
SANTIAGO - PLAZA DE ARMAS

Fundada em 1541, a cidade de Santiago, capital do Chile, está localizada no Vale Central, aos pés da Cordilheira dos Andes. O crescimento econômico mudou a cara de Santiago em poucos anos. Hoje ela já é a quinta maior cidade da América Latina, com 5 milhões de habitantes - um fenômeno notável num país pouco povoado.
GEYSER EL TATIO - ATACAMA

Grande campo geotérmico à 90 km de distância de San Pedro do Atacama, é cercado por altas montanhas, originado pelo vulcão Tatio. Ao amanhecer, surgem inúmeros jatos de água fervente que alcançam até 6 metros de altura, com forte odor de enxofre. Essa maravilha da natureza só ocorre entre 6 e 8 horas da manhã, quando a temperatura no alto da montanha chega a 5 graus negativos!
ATACAMA - VALE DA MORTE

Vale da Morte é mais uma formação da cordilheira do Sal, muito parecido com o vale da Lua. A principal diferença é que seus cânions são mais próximos, com passagens mais estreitas e dunas mais próximas. O nome Vale da Morte vem do fato dos povos Atacamenhos levarem as pessoas mais doentes para esperar a morte nesse local. Escavações arqueológicas encontraram muitas múmias nessa área, hoje expostas no museu de San Pedro. Esse passeio também pode ser feito de bicicleta ou à cavalo e, graças às enormes dunas, muita gente já anda descendo as dunas em pranchas de madeira, praticando o "sandboard".
ATACAMA - VALE DE LA LUNA

Lembra muito a superfície lunar e também faz parte da Reserva Nacional Los Flamencos. É um pequena depressão de 500 metros de diâmetro, pertencente à cordilheira do Sal - que também forma o Vale da Morte - que se caracteriza por grandes formações, esculpidas delicadamente pelo vento por milhões de anos. O solo mostra a forte mistura entre terra e sal, formando desenhos entre o marrom e o branco. Grandes dunas de areia também fazem parte da paisagem, única, espetacular e silenciosa. Os horários de maior movimento são o começo da manhã e ao cair da tarde, quando as sombras das formações fazem lindos desenhos sobre o vale. E prefira fazer o passeio de bicicleta ou à cavalo. Com certeza, um dos melhores passeios!
DESERTO DO ATACAMA

O Deserto do Atacama ocupa uma estreita faixa de terra entre o Oceano Pacífico e a Cordilheira dos Andes e se estende do sul do Peru ao norte do Chile. Situado à cerca de 3.000 metros altitude, o que torna seu ar rarefeito, é um dos lugares mais secos do planeta Em algumas localidades não chove há mais de trinta anos. Com uma rede hidrográfica pouco densa, a região é pontilhada por vulcões e lagoas e está quase sempre coberta por uma bruma espessa e salgada.
SALAR DE ATACAMA

A área do Salar de Atacama é uma grande camada de sal, localizada sobre um lago de água salobra. Esta crosta de sal é o resultado da acumulação de cristais, produzidos a partir da evaporação da água subterrânea, que possui alta taxa salina. Isso tudo se deve ao fato da região do Atacama ter sido o fundo de um oceano em tempos remotos. Acidentes geológicos então levantaram essa região, isolando-a do resto do oceano. É o maior salar de todo o Chile, com mais de 15.000 km² de área
Salar de Uyuni

A quantidade de sal é impressionante, estima-se em 60 milhões de toneladas, dispostas em 11 camadas, de 2 a 20 metros de espessura cada uma. No centro do salar o sal atinge 120m de espessura. A imensidão salgada é só interrompida por algumas poças d'água e pequenas ilhas. A mais conhecida é a do Pescado.