05 agosto 2005

EXPEDIÇÃO DESERTO DO ATACAMA (CHILE) E SALAR DE UYUNI (BOLÍVIA)

FRONTEIRA - ANDES - ADUANA CHILE/ARGENTINA

FRONTEIRA ARGENTINA - CHILE

PLAZA DE ARMAS - SANTIAGO DO CHILE


Plaza das Armas - é o centro de Santiago e o "marco zero" do Chile, de onde se marca as distâncias de todo o país. Ao seu redor estão importantes construções históricas como a Catedral Metropolitana de Santiago do Chile, o Museu Histórico Nacional, o a prefeitura, entre outros.

SANTIAGO - PALACIO DE LA MONEDA - SEDE DO GOVERNO


Inaugurado em 1805 para funcionar como a casa da moeda do país, o palácio tornou-se sede do governo 41 anos depois. Chegou a sofrer bombardeios em 11 de setembro de 1973 --foi no La Moneda que o ex-presidente socialista Salvador Allende, eleito em 1970, se suicidou nesse mesmo dia, quando foi instaurado o regime militar comandando pelo ex-ditador chileno, o general Augusto Pinochet (1973-1990).

SANTIAGO - PLAZA DE ARMAS


Fundada em 1541, a cidade de Santiago, capital do Chile, está localizada no Vale Central, aos pés da Cordilheira dos Andes. O crescimento econômico mudou a cara de Santiago em poucos anos. Hoje ela já é a quinta maior cidade da América Latina, com 5 milhões de habitantes - um fenômeno notável num país pouco povoado.

DESERTO DO ATACAMA - NORTE DO CHILE - GEYSER EL TATIO


GEYSER EL TATIO - TERMAS DE PURITAMA


Termas de Puritama são piscinas termais - aproximadamente 30 graus - localizadas no caminho para o El Tatio. Um ótimo lugar para relaxar após a visita de El Tatio. Não esqueça de pagar 10 dólares por pessoa e levar o seu calção de banho.

SAN PEDRO DE ATACAMA - GEYSER EL TATIO


Todo esse campo geotérmico de El Tatio (lágrima de velho, no dialeto cunza) é o resultado do encontro de rios subterrâneos de águas geladas com as lavas vulcânicas do vulcão, que domina o horizonte. Nesse lugar é indispensável muito agasalho, luvas e gorro.

GEYSER EL TATIO - ATACAMA


Grande campo geotérmico à 90 km de distância de San Pedro do Atacama, é cercado por altas montanhas, originado pelo vulcão Tatio. Ao amanhecer, surgem inúmeros jatos de água fervente que alcançam até 6 metros de altura, com forte odor de enxofre. Essa maravilha da natureza só ocorre entre 6 e 8 horas da manhã, quando a temperatura no alto da montanha chega a 5 graus negativos!

EL TATIO

GEYSER EL TATIO

ATACAMA - VALE DE LA LUNA

ATACAMA - VALE DA MORTE


Vale da Morte é mais uma formação da cordilheira do Sal, muito parecido com o vale da Lua. A principal diferença é que seus cânions são mais próximos, com passagens mais estreitas e dunas mais próximas. O nome Vale da Morte vem do fato dos povos Atacamenhos levarem as pessoas mais doentes para esperar a morte nesse local. Escavações arqueológicas encontraram muitas múmias nessa área, hoje expostas no museu de San Pedro. Esse passeio também pode ser feito de bicicleta ou à cavalo e, graças às enormes dunas, muita gente já anda descendo as dunas em pranchas de madeira, praticando o "sandboard".

VALE DE LA LUNA

Atacama - Vale de la Luna

Vale de la Luna

ATACAMA - VALE DE LA LUNA


Lembra muito a superfície lunar e também faz parte da Reserva Nacional Los Flamencos. É um pequena depressão de 500 metros de diâmetro, pertencente à cordilheira do Sal - que também forma o Vale da Morte - que se caracteriza por grandes formações, esculpidas delicadamente pelo vento por milhões de anos. O solo mostra a forte mistura entre terra e sal, formando desenhos entre o marrom e o branco. Grandes dunas de areia também fazem parte da paisagem, única, espetacular e silenciosa. Os horários de maior movimento são o começo da manhã e ao cair da tarde, quando as sombras das formações fazem lindos desenhos sobre o vale. E prefira fazer o passeio de bicicleta ou à cavalo. Com certeza, um dos melhores passeios!

Salar de Atacama

SALAR DE ATACAMA


O lago subterrâneo surge no meio das camadas de sal, e junto com o Rio San Pedro, forma lagoas onde habitam aves, como flamingos e gaivotas andinas, alguns mamíferos, répteis e microorganismos. Vale lembrar que toda esta região está protegida pela Reserva Nacional Los Flamencos

Vale de la Luna

Por do Sol em Salar do Atacama

Laguna Chaxa

Laguna Chaxa - Atacama


Flamingos rosados, nobres moradores da Laguna Chaxa.

Lago de Flamingos - Salar de Atacama

DESERTO DO ATACAMA


O Deserto do Atacama ocupa uma estreita faixa de terra entre o Oceano Pacífico e a Cordilheira dos Andes e se estende do sul do Peru ao norte do Chile. Situado à cerca de 3.000 metros altitude, o que torna seu ar rarefeito, é um dos lugares mais secos do planeta Em algumas localidades não chove há mais de trinta anos. Com uma rede hidrográfica pouco densa, a região é pontilhada por vulcões e lagoas e está quase sempre coberta por uma bruma espessa e salgada.

SALAR DE ATACAMA


A área do Salar de Atacama é uma grande camada de sal, localizada sobre um lago de água salobra. Esta crosta de sal é o resultado da acumulação de cristais, produzidos a partir da evaporação da água subterrânea, que possui alta taxa salina. Isso tudo se deve ao fato da região do Atacama ter sido o fundo de um oceano em tempos remotos. Acidentes geológicos então levantaram essa região, isolando-a do resto do oceano. É o maior salar de todo o Chile, com mais de 15.000 km² de área

DESERTO DO ATACAMA

Cidade de San Pedro de Atacama


Cidade de San Pedro de Atacama com o Vulcão Licancabur (5.900 m) ao fundo

Zorro (Raposa) - Atacama

DESERTO DO ATACAMA

Alpacas - Atacama

Zorro

Geyser Sol de la Mañana - Uyuni - Bolivia

Geyser Sol de Mañana - Uyuni - Bolivia

Geyser Sol de Mañana - Salar de Uyuni

Alpacas

Llamas - Uyuni

Salar de Uyuni - Bolívia

Cemitério de Trens

Cemiterio de Trens - Uyuni - Bolivia


Precisa-se de mecânico com experiência !

Isla del Pescado - Salar de Uyuni


Convivencia pacífica !

Salar de Uyuni


A quantidade de sal é impressionante, estima-se em 60 milhões de toneladas, dispostas em 11 camadas, de 2 a 20 metros de espessura cada uma. No centro do salar o sal atinge 120m de espessura. A imensidão salgada é só interrompida por algumas poças d'água e pequenas ilhas. A mais conhecida é a do Pescado.

SALAR DE UYUNI - BOLIVIA


O Salar de Uyuni é o maior deserto de sal do mundo, tem 170Km de comprimento e 140Km de largura, um verdadeiro mar de sal, rodeado pelas montanhas dos Andes, a 3.660m de altitude.

Isla del Pescado - Salar de Uyuni


Ilha Pescado, nome original era Inca Huasi, que significa ¨Casa dos Incas¨

Imensidão Azul e Branca - Salar de Uyuni

Isla Pescado - Salar de Uyuni

Isla Pescado - Salar de Uyuni


Alguns cactos possuem mais de 10 metros de altura !