06 setembro 2005

AFORISMOS & QUOTES

"Um regresso involuntario para o ponto de partida é, sem dúvida, a mais pertubante das viagens."
Iain Sinclair

“É quase axiomatico que os piores trens te levam através de lugares mágicos.”
Paul Theroux

"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver."
Amyr Klink

"A felicidade não é uma estação na qual chegaremos, mas sim uma forma de viajar."
Margaret Lee Runbeck.

REPUBLICA TCHECA

PRAGA - CAPITAL DA REPUBLICA TCHECA


Welcome to Prague : Dividida em áreas, Praga pode ser facilmente explorada à pé. Hradcany, a região do castelo e Malá Strana, cidade baixa, estão numa margem do rio; a cidade antiga Staré Mesto, a nova Nové Mesto e o bairro judeu Jewish Quarter, no outro lado. Referencial inicial é a praça da prefeitura Staromestské Námestí (Old Town Square).


Os viajantes em frente do Museu Nacional em Praga





Pegando o metro.


Praça Venceslao e ao fundo vemos Národní Muzeum (Museu Nacional). É o maior e o mais antígo museu da Rep. Tcheca. A sua sede tem o destacado edifício em estilo Neo-renascentista dos anos 1885-1890.





Pausa para cerveja

Prasná brána (Torre da Pólvora)


Entrada monumental a Cidade Velha. Construção gótica do nao 1475, erguida por Matej Rejsek. Originalmente como depósito de pólvora. No fim do século XIX reconstruída por J. Moker.


Staromestské Radnice - Old Town Hall


Staromestské Radnice (Old Town Hall), antiga Prefeitura, foi construídda em 1338 em estilo gótico. Também conhecida pela sua torre com o relógio astronômico. O relógio foi instalado em 1410, mostrando a hora, dia, mês, posição da terra e lua, sua fase e a estação do ano. A cada hora, 12 apóstolos fazem uma apresentação com a ajuda do esqueleto da morte e em sua parte inferior há um calendário com os signos do zodiáco de Josef Mánes (1865). A ala oriental neogótica da prefeitura fui destruída em 1945 e desde então nunca foi reconstruída.






Casamento de um casal de japoneses em Praga


Old Town Square


Chrám Matry Bozí Pred Týnem (Týn Church) localizada na Old Town Square, famosa por suas duas torres representando Adão e Eva. Construída entre os séculos 14 e 16 em estilo gótico-sacro, teve seu interior reconstruído em estilo barroco no século 17. Dentro, a tumba de Tycho de Brahe, astrônomo dinamarquês.


Staromestské Námestí (Old Town Square) - Monumento dedicado ao líder religioso Jan Hus, construído em 1915 em comemoração aos 500 anos de sua morte, quando foi queimado pela Inquisição da Igreja Católica.


Old Town Square


Staromestské Námestí (Old Town Square) - A praça mais importante da Praga histórica. Surgiu no século XII e fui testemunha de vários acontecimentos históricos. As calçadas da praça está marcado o lugar de excecução de 27 nobres tchecos, líderes da oposição (1961)






Rio Vltava ou Moldava corta Praga, dividindo em Malá Strana (cidade baixa) na margem oeste, onde há o castelo (em Hradcany) e Staré Mesto (cidade antiga) a leste. Várias pontes ligam os dois lados, como a Charles Bridge. Na foto, o edifício a esquerda é o Národní divadlo (Teatro Nacional), de estilo neo-renascentista construído nos anos 1868-1881 pelo arquiteto J. Zitek, foi reconstruído depois de um incêndio no ano de 1883. A decoração exterior e interior é obra dos artistas - M. Ales, F. Zenisek, V. Hynais, J. V. Myslbek e outros. Principal teatro da rep. Tcheca que leva apresentações de teatro, de ópera e balé.


A Charles Bridge tem 515 metros de comprimento, tem 30 diferentes estátuas e esculturas de santos, com o destaque a de São João, aonde muitas pessoas tocam nela para obter sorte. A Charles Bridge reúne pintores, vendedores e outros tipos de artistas.


Karluv Most ou mais conhecida como Charles Bridge. É a atração mais popular de Praga, A ponte surgiu no lugar da ponte de Judit destruída no ano de 1342 por uma inundação. A Ponte de Pedra ou de Praga, a partir do ano de 1870 foi chamada de Charles, construída em 1357, por Carlos IV. Tendo sido a única ponte até 1841. Em ambos os lados da ponte está fortificado com torres (as torres da ponte da cidade pequena e a torre da cidade velha).



Charles Bridge


Josefov (Jewish Quarter) fica o bairro judeu de Praga, surgida no século XIII, seu aspecto atual é resultado da reconstrução de "saneamento" nos anos 1893-1913 graças a qual se consegui salvar somente alguns monumentos mais importantes da historia de várias centenas de anos de judeus praguenses. Apesar disso, constitui o conjunto de monumentos judeus da Europa de melhor conservação. Pelo bairro judeu é possível visitar o cemitério antigo, as sinagogas e museus.


Old Jewish Cemetery - Cemitério judeu com mais de 12 mil sepulturas, o maior do mundo considerando o número de enterrados por m2. Confinados em guetos, os judeus tinham um grande problema em aonde enterrar seus mortos, por isso muitas lápides tiveram de ser feitas umas sobre as outras.



Obecní Dum (Casa Municipal)
Edifício modernista dos anos de 1905-1911 no lugar da antiga Corte Real, sede dos reis tchecos desde o fim do século XIV até o ano 1483. A rica decoração "secessionista" interior e exterior é a obra de A. Mucha, M. Svabinsky, J. V. Myslbek e outros. No centro do edifício se encontra a monumental Sala de Smetana - lugar de realização do festival musical internacional Prazské Jaro (Primavera de Praga).


Museu do Comunismo em Praga


Starý Královský Palác (Old Royal Palace)



Starý Královský Palác (Old Royal Palace). Residência dos reis da Bohemia até o século 16. Com diversas salas e salões, na qual uma delas foram realizados duelos a cavalo. O salão gótico Hall Vladislav, de 1500, onde os reis eram coroados.



Katedrala Sv. Víta ou St. Vitus Cathedral.
Catedral gótica, símbolo espirítual do estado tcheco; fundada em 1344. Sua construção durou quase 600 e definitivamente fui terminada em 1929. Além da preciosa decoração artística, da capela de San Venceslao e das tumbas dos reis tchecos no subsolo, também pode-se visitar as joias da coroa.


As obras da catedral foi iniciada em 1344 e finalizada somente em 1929, ou seja quase 600 anos até ficar pronta.




Vista panoramica da cidade a partir de uma das entradas do Castelo de Praga.


Músicos em Charles Bridge


Festa em barco no rio Vltava ou Moldava - Praga, com alguns brasileiros e tchecos-brazucas.