08 dezembro 2005

TURQUIA

 Posted by Picasa

Curiosidades da Turquia


- A Ásia menor ou Anatólia se localiza onde hoje é a Turquia.
- Muitas nomes de cidades tal como: Filadélfia, Paris, Tróia e o nome do continente Europeu formam originários da Anatólia.
- O rei Midas era da Anatólia.
- Duas das sete maravilhas do mundo se localiza na Turquia: o templo de Artemis em Éfeso e o mausoléu de Halicarnasus em Bodrum.
- Júlio César pronunciou as seguintes palavras : "Eu vim, eu vi, eu conquistei" perto de Ancara em 47 AC.
- A Anatólia foi o mair berço do Cristianismo. No Gêneses, no jardim de Éden você encontrara o rio Tigre e Eufrates e são localizados no oeste da Turquia.
- O monte Ararat se encontra na Anatólia. Ararat é o lugar onde a Arca de Noé aportou.
- São Paulo nasceu no sudeste da Turquia, em Tarso.
- São Nicolau, o famoso papai Noel viveu como um bispo de Myra em Demre, na Turquia.
- As tulipas foram introduzidas na Holanda através da Anatólia.
 Posted by Picasa

Istambul - Mesquita Azul

Os imperadores Bizantinos construíram um grande palácio onde se encontra hoje a Mesquita Azul. Em 1606 o Sultão Ahmet I quis construir uma mesquita maior, mais imponente e mais bonita do que a Igreja de Santa Sofia. A Mesquita Azul ou também chamada de Mesquita de Sultão Ahmet é um triunfo em harmonia, proporção e elegância. Ela foi construída em um estilo clássico otomano e se encontra bem em frente da Igreja de Santa Sofia no bairro famoso de Sultan Ahmet.
 Posted by Picasa

Istambul - Mesquita Azul

As mesquitas geralmente eram construídas com um intuito de serviço publico. Existiam diversos prédios ao lado da Mesquita Azul que incluem: escola de teologia, uma sauna turca, uma cozinha que fornecia sopa aos pobres, e lojas, as quais forneciam capital para o sustento da mesma
 Posted by Picasa

Istambul - Mesquita Azul

A mesquita foi revestida com belos azulejos azuis e possui ricos vitrais também do mesmo tom. Não ha figuras no interior da Mesquita pois os muçulmanos não cultuam imagens.
 Posted by Picasa

Istambul - Mesquita Azul

Ao entrar a Mesquita é necessário tirar os sapatos. Shortes, minissaias, bermudas ou camisetas sem mangas não são recomendados. Funcionários da Mesquita forneceram uma espécie de canga para cobrir as partes do corpo que desrespeita a religião muçulmana.
 Posted by Picasa

Istambul - Igreja de Santa Sofia

A Igreja de Santa Sofia se localiza bem em frente da Mesquita Azul, no bairro de Sultan Ahmet. A Igreja foi construída na então Constantinopla, por volta de 360 pelo imperador Constantino e foi destruida duas vezes por incendios. A Igreja foi então reconstruida por volta de 530 DC pelo imperador Justiniano. O layout e decoração são típicos de uma Igreja da era bizantina. Posted by Picasa

Istambul - Igreja de Santa Sofia

Depois da tomada de Constantinopla pelos Turcos em 1453, Santa Sofia foi transformada em uma Mesquita e foram adicionadas a ela quatro minaretes (torres altas). Santa Sofia passou por muitas reformas e também sofreu danos por causa de vários terremotos.
 Posted by Picasa

Istambul - Igreja de Santa Sofia

Hoje ela não é nem uma igreja nem uma mesquita e sim um museu. Na visita se tem uma sensação bem clara da mescla de religiões em suas decorações e afrescos. Posted by Picasa

Istambul - Igreja de Santa Sofia

Alguns radicais islâmicos querem que o Museu de Santa Sofia volte a ser uma mesquita mas não existe um consenso para tal. Posted by Picasa

Istambul - Cisterna Subterrânea

A cisterna subterrânea se encontra bem ao lado da Igreja de Santa Sofia no bairro de Sultão Ahmet. Os Turcos a chamam de 'Yerebatan Saray' ou seja palácio subterrâneo. Posted by Picasa

Istambul - Cisterna Subterrânea

A Cisterna foi construída por Justiniano no século 6, tem 70 metros de largura e 140 de comprimento tendo uma capacidade de 80 mil metros cúbicos de água. Posted by Picasa

Istambul - Cisterna Subterrânea

Sustentada por 336 colunas com diferentes adornos, possui também duas bases de colunas com esculturas de cabeças de medusas.
Ao caminhar dentro dela você ouvirá musicas clássicas e verá um show de luzes entre suas colunas. Peixes nadam dentro da cisterna e você poderá ver algumas moedas que foram jogadas com o desejo secreto de cada turista.
 Posted by Picasa

Istambul - Dervixes

Jornada Espiritual com os Dervixes
Depois da morte de Mawlana Mohammed Jalalud-din, seu filho o Sultão Valad fundou a mais de 700 anos atrás, a seita Mevlana baseados no pensamentos de seu pai. No sentido místico a cerimônia de Mevlana simboliza divino amor e a paixão que nasce do mesmo, maturidade espiritual e unificação com a verdade divina.
 Posted by Picasa

Istambul - Dervixes

A criação envolve desde átomos e seus elementos ao sistema solar e seus componentes até o sangue que circula por nossas veias. Com o nível de inteligência distinto do ser humano, ele pode tomar parte desta criação para se aproximar ao amor divino e a unidade. Sema é uma jornada espiritual de amor através da verdade divina a qual a alma atinge uma maturidade e união com Deus.
A cerimonia de Mawlana é celebrada tradicionalmente nas noites de segundas-feiras e é um ritual de dança representando a união com Deus.
 Posted by Picasa

Istambul - Dervixes

A cerimônia começa com a leitura do alcorão. Ha um cerimonial para a entrada dos dervixes e entrada do sheik. Os dervixes então retiram o manto que cobre sua roupa branca como um gesto de desfazer-se das coisas que os ligariam ao mundo terreno. Um a um com os bracos entrelaçados ao peito aproximam-se do sheik, se curvam e beijam sua mão e começam a rodar. Posted by Picasa

Istambul - Dervixes

A musica toca em ritmo de êxtase e os dervixes rodam por volta de 10 minutos. Esta seqüência se repete por 4 vezes. Ao rodar uma mão esta virada para cima e a outra para baixo, simbolizando a bênção do céu e a comunicando a terra. Posted by Picasa

Istambul - Estreito de Bósforo


O Bósforo é o estreito que separa a parte Asiática de Istambul da parte Européia. Este estreito é curvilíneo, podendo atingir 650 metros e até 4,5 km de largura. Sua extensão é de 35 km. Ele une o Mar de Marmara ao sul ao Mar Negro ao norte. Posted by Picasa

Istambul - Bósforo

Palácio de Dolmabahçe

O palácio de Dolmabahçe foi construído entre 1843 e 1856 no declínio do império Otomano. Este opulento palácio parece querer mostrar a riqueza e poder do império Otomano mas na verdade a história era outra. O povo estava em revolta por uma onda de nacionalismo europeu, o exército Otomano estava obsoleto e desorganizado e suas finanças descontroladas.

O palácio se encontra a margem do estreito de Bósforo e é imenso. Possui enormes salões, inúmeros quartos e banhos Turcos. O palácio é divido em duas partes: a oficial e o harém.

Cristais de bacará, quadros de pintores famosos, mobílias super luxuosas, tapetes da famosa cidade de Hereke, cada metro quadrado foi revestido com tudo o que o dinheiro pode comprar de melhor.

Existe um salão de festa de 2.000 metros quadrados com um lustre de 4 toneladas e meia presente da Rainha da Inglaterra. Por causa do seu imenso tamanho, o aquecimento deste salão era iniciado 3 dias antes da festa.

Ataturk, o fundador da República Turca, morou neste palácio por 3 meses, vindo a falecer no mesmo. Você poderá visitar o seu quarto particular e seu escritório. Quarto simples, símbolo de um homem que trabalhou e viveu por seu país.
 Posted by Picasa

Istambul - Bósforo

 Posted by Picasa

Istambul - Bósforo

Forte de Rumeli Hisar
Antes da conquista de Constantinopla, a fortaleza de Rumeli Hisar foi construída por Mehmet II para prevenir que os Bizantinos passasem pelo Bosforos (o estreito do Bosforos conecta o mar de marmara com o mar negro). 1000 mestres de obras trabalharam junto com 2000 trabalhadores e completaram o castelo em um curto período de quatro meses. O exército otomano e a sua administração em todos os níveis incluindo até mesmo o sultão, trabalharam para terminar a fortaleza o mais rápido possível.
 Posted by Picasa

Istambul - Bósforo

Em 1542 o castelo foi completado juntamente com uma mesquita, fonte, cisterna, porões, lojas e depósito de armas, e quartéis de madeira para os soldados da guarnição. 400 soldados habitavam o forte na guarnição. Também há outro forte pequeno na parte asiática da cidade chamada Anadolu Hisar. Quando você está no Bosforos navegando em direção ao Mar Negro você verá que o Rumeli Hisar fica a sua direita e bem em frente você poderá ver o forte de Anadolu Hisar. No século 15 o controle do Bosforos estava nas mãos de ottomanos.

Depois da conquista de Constantinopla ambos as fortalezas perderam sua importância estratégica. Rumeli Hisar foi usada como uma prisão estatal depois século 16 e vários prisioneiros políticos estrangeiros ficaram presos nas torres do forte. O castelo foi restaurado vários vezes e rumeli hisar ficou praticamente arruinado depois do reinado de Mahmut II no século 19. O castelo foi restaurado novamente em 1953 em honra aos 500 anos de aniversário da conquista de Istambul e foi convertido em um museu ao ar livre. No verão há festivais de música em Rumeli Hisar.
Posted by Picasa

Istambul - Bósforo

Em toda sua extensão você poderá apreciar cafés e restaurantes, casas antigas de madeira Turca, a torre da moça, mesquitas, palácios, a fortaleza de hisar (construída pelos Turcos entre os séculos 14 e 15) e também a Universidade do Bósforo (universidade mais importante da Turquia, onde as aulas são dadas em Inglês). Posted by Picasa

Istambul - Bósforo

Este estreito também é muito importante politicamente pois faz o tráfego naval entre países da antiga União soviética e o resto do mundo. O tráfego de navios e barcos é grande. Ha navios que trabalham como ônibus fazendo o transporte de milhões de pessoas todos os dias de ambos os lados da cidade. Posted by Picasa

Istambul - Bósforo

Palácio de Beylerbeyi

O palácio de Beylerbeyi foi construído entre 1861-1865 pelo sultão Abdulaziz e se encontra na parte Asiática de Istambul, a margem do estreito do Bósforo. Bem menor do que o palácio de Dolmabahçe, este era o palácio de verão dos sultões.
Não existe aquecimento no seu interior e o chão é coberto de uma palhinha Egípcia. Com estilo neoclássico a suntuosidade e luxuosidade é vista a medida que o visitante entra no seu interior.
O sultão Abdulaziz era uma pessoa que adorava navios. Em seu reinado a frota naval era a segunda do mundo só perdendo para a escolta da Inglaterra. Este detalhe pode ser apreciado no interior do palácio de Beylerbeyi , pois os quartos são decorados com motivos navais e há pinturas de diversos navios nos tetos.
Visitas ilustre se hospedaram neste palácio: a imperatriz da França Eugenie, Nasruddin Xá da Persa e Nicholas o Grande Duque da Rússia. Ao redor do palácio uma área de 160.000 metros quadrados incluíam área para caça, zoológico e um jardim que continha plantas de todo o mundo. Posted by Picasa