07 setembro 2005

PATAGONIA CHILENA - TREKKING PARQUE NACIONAL TORRES DEL PAINE

CIDADE DE PUNTA ARENAS


Dormindo no aeroporto de Buenos Aires

Estreito de Magalhães


Punta Arenas - Estreito de Magalhães


Punta Arenas


Uma Sprite no boteco rosa !

Pinguineira Seno Otway

Pinguins de Magalhães

Estreito de Magalhães





O ninho !


Pinguins no Estreito de Magalhães - Oceano Pacífico


Pinguienira Seno Otway


Pinguineira Seno Otway


Puerto Natales

Puerto Natales

Puerto Natales




TREKKING NO PARQUE NACIONAL TORRES DEL PAINE


Mi casa su casa

PARQUE NACIONAL TORRES DEL PAINE


Declarado Reserva da Biosfera pela Unesco em 1978, o Parque Nacional Torres del Paine, é internacionalmente conhecido como um dos lugares mais bonitos, limpo e único do planeta. Seus maiores atrativos está na espectacularidade do seu relevo, os lagos, a flora e a fauna que o transforma em um lugar ideal para a pratica do trekking.
O parque está a 2500 km. aproximadamente da capital Santiago.

Mapa do Parque


O parque é administrado pela Corporación Nacional Forestal, CONAF, possui um clima trasandino muito instável, com fortes ventos. A temperatura média no verão é de 10.8 graus, sendo a mínima nesta mesma época 0.8 C e a máxima, 23.5 C. O nível de precipitações média é de 700 mm. anuais, e a altitude varia desde os 50 aos 3 mil metros acima do nível do mar.
Sem dúvida uma das maiores atrações do parque é o Maciço de Paine, formado em sua maior parte de granito, cuja origem se remonta a 12 milhões de anos. A maior altura é imposta pelo Monte Paine Grande (3.050 metros acima do nivel do mar), entretanto os picos mais representativos e famosos do parque, são os "Cuernos" e "Torres" del Paine. Ambos conjuntos tem três picos: os chifres Norte, Principal e Leste (2.400, 2.600 e 2.200 m, respectivamente); e as torres Sul, Central e Norte (2.850, 2.800 e 2.600 m, respectivamente).


Devido a proximidade do Campo de Gelo Sul, o parque possui inumeros rios, lagos cuja sua formação se deve aos degelos dos graciares que a compõe. Entre os lagos se destacam : Sarmiento, Nordenskjold, Pehoe, de Grey, Paine e Dickson; e um sem número de lagos de variados tamanhos: Verde, Azul e Honda, entre otras.
Os maiores rios são: Pingo, Paine, Serrano e Grey. O mais importante é o Paine -cuja origem está no Lago Dickson, extremo norte- que margeia o maciço pelo leste, atravessando varios lagos, desembocando ao final no Lago Toro, extremo sul da reserva. Seu percuso, origina tres cachoeiras espetaculares: Paine, Salto Grande e Salto Chico.


A vegetação do parque varia continuamente conforme caminhamos. Também existem pequenos bosques de lenha na região do Lago Pehoe.
Entre os animais mais comuns que habitam o parque estão os guanacos, condores, pumas, raposas cinzas e marrons, além de um grande variedade de aves que habitam principalmente os lagos.


O parque possui vários caminhos habilitados pela Conaf (orgão administrador do parque nacional)que leva a lugares de beleza única em uma área protegida.


Hosteria Las Torres


Trekking Mirante Las Torres



Pausa para descanso e posteridade


Cuernos del Paine


Cuernos del Paine


Cuernos del Paine.



Cuernos del Paine


Fim do primeiro dia ! Camping Las Torres


Caballos de Patagonia !


Atravessando a ponte


Trekking Paso Las Torres com o Lago Nordenskjold ao fundo


Lago Nordenskjold - Trekking Paso Las Torres


Torres del Paine


Vale Frances



Vale Frances


Cuernos vistos a partir do Vale Frances