13 outubro 2005

HUNGRIA


HUNGRIA, A ALEGRIA DE VIVER
Embora tenham vivido uma história cheia de graves acontecimentos, os húngaros não têm perdido o desejo de viver, ao contrário, diria-se que precisamente por isso aproveitam cada instante com uma vitalidade maravilhosa. Em outras palavras, Hungria é um país com muita alegria.
Esta filosofia de vida se sente nas cidades, monumentos, cultura e na arte. Também nos lugares de lazer e, sobretudo, durante a celebração das festas populares. O povo húngaro é muito acolhedor, gosta muito de receber visitantes e conversar com eles, partilhar suas experiências e conhecer as que são diferentes das suas. Na Hungria irá encontrar-se em casa, mas com a diferença de estar descobrindo um país de enorme beleza.
Talvez a melhor mostra do saber viver dos habitantes da Hungria são seus balneários de águas térmicas de efeitos curativos. Estes centros não são simples lugares que aliviam as doenças mas, graças ao especial caráter húngaro, tem-se convertido em lugares mágicos. Espalhados pelo país todo, situam-se em lugares que parecem sacados de algum conto: elegantes, em formosos edifícios, entre parques e jardins, costumam contar com esplêndidos detalhes, como piscinas cobertas com teto de cristal ou balneários nos que se pode jogar xadrez enquanto toma-se banho. Os húngaros tem sido capazes de converter o cotidiano em algo que vale a pena viver, sem esquecer, que sempre estão dispostos a partilhar sua façanha. Não duvide e partilhe a inconfundível alegria de viver do povo húngaro.

Budapeste - Hungria


A capital da Hungria, Budapest, é em realidade uma fusão de duas partes, Buda e Pest. Buda é a zona montanhosa e de maior antigüidade, enquanto que Pest é a zona plana e mais moderna.

Buda
O percurso pela cidade costuma começar por Buda, a parte mais antiga e que acolheu a residência de numerosos reis e imperadores. Na atualidade tem-se convertido na zona mais cara da cidade, onde encontram-se os bairros residenciais.

Buda - Budapeste - Hungria


Vale a pena iniciar na Colina do Castelo desde onde aprecia-se a esplêndida beleza de toda a cidade e a clara divisão das duas partes: Buda e Pest, separadas pelo místico Danúbio.
Entrando na parte antiga pela Porta de Viena, ao norte, pode-se vaguear nas ruas em um entorno de praças e ruas respirando o passado histórico do Império Austro-Húngaro, como em Táncsis Mihály utca, a Tárnok uca ou a Uri utca, as quais resultam realmente formosas.


Igreja de San Matthias


Na frente da Igreja ergueu-se, imponente, o Bastão dos Pescadores. Construido a finais do XIX, por Frigyes Schulek, este lugar parece tirado de um livro de contos. Seus sete torres comemoram às sete tribos magiares, que fundaram Hungria no ano 896. É realmente bela a vista do Danúbio, o Parlamento e a cúpula de São Estevão e, se é de noite, resulta ainda mais bela.


Em pleno centro deste bairro, na Praça da Trinidade, levantou-se a Igreja de Matías, onde coroaram-se vários imperadores da Hungria como Sissí e Francisco José entre outros. De estilo românico foi construida no século XIII, a reconstruiram nos séculos XIV e XV em estilo gótico, para converter-se na segunda metade do século XIV, em uma mesquita sob o Império Otomano, e voltar ao culto católico depois da reconquista em 1686. No século XIX recebeu sua arquitetura atual em estilo neo-gótico. Destacam a cúpula coberta com azulejos de diferente cor, os murais e a vidraçaria vanguardista da parte traseira e os tesouros reais e artísticos situados no pórtico sul.


Nas ruas do distrito do castelo


Hotel Hiltom de Budapest, prédio moderno, contrastante com os restos de uma abadia do século XIII e um colégio de jesuitas do século XVI integrados na estrutura do edifício.


Vista da parte de Buda em Budapeste


Continuando de norte a sul chegou-se no Palácio Real, residência dos monarcas húngaros durante séculos. Construido no século. XIII, tem sofrido a ocupação de tártaros, turcos e nazistas, para acabar semi-destruidos durante a Segunda Guerra Mundial. Sua reconstrução foi aproveitada para instalar no interior vários museus, como o Museu de História de Budapest, onde faz-se um percurso pela fascinante história da cidade, a Galeria Nacional Húngara com obras de artistas húngaros desde o século XI até nossos dias e a Coleção Ludwig.

Pest



Esta parte da cidade aglutina o centro financeiro e comercial de Budapest. É uma zona muito ativa pois nele encontram-se os ministérios, o parlamento, cinemas, comércios, hotéis e principais centros de reunião dos habitantes da cidade.


Festival de Danças na Ponte Lánchid, a primeira construída sobre o Danúbio, ligando Buda e Pest, em 1839.


Dança Típica Húngara


Vai um espetinho ai ?


Pode-se cruzar de Buda a Pest em transporte público mas é aconselhável fazê-lo andando, através da Ponte das Cadeias, construido entre 1842-1847, por um escocês chamado Clark, o qual também desenhou a Praça de Clark Adam, que leva seu nome. Nesta praça encontra-se uma escultura simbólica de Miklós Borsos, representando o quilômetro 0. A vista da ponte iluminada pela noite é fantástica.


Dança típica húngara


Pegando metro para ir ao banho turco


Banhos Turcos - Budapeste é famosa por seus banhos em águas termais e medicinais, tradição que data mais de 2000 anos atrás. Com piscinas que mantêm suas temperaturas acima de 30 ou mesmo 40 graus, em muitas delas você nada como veio ao mundo, geralmente separando homens de mulheres. O maior e mais popular banho termal da cidade é o Gellert Gyogyfurdo que fica funcionando dentro de uma construído em art-nouveau.




Piscinais termais






Lavando a roupa suja no albergue !


Parlamento do Governo Húngaro. Símbolo da cidade, foi inspirado no prédio do Parlamento inglês, construído entre 1885 e 1904 misturando diferentes estilos. É um dos maiores parlamentos do mundo com 691 salas. Observe também a sua arquitetura a certa distância, à beira do rio Danúbio.


Parlamento do Governo


Parlamento do Governo


Parlamento do Governo


Parlamento do Governo


Rave em Budapeste


A maior sinagoga da Europa se encontra aqui em Budapeste


Interior da Sinagoga


Monumento dedicado aos judeus húngaros vítimas do Holocausto


Interior da Sinagoga

Heroe´s Square ou Praça dos Heróis Posted by Picasa


A praça Hosók ter (Heroe's Square) fica dentro do City Park (estação metro-Hosók ter) e contêm o Milenary Monument construído em 1896, comemorando os 1000 anos da fundação do primeiro vilarejo na cidade, e o Monument of National Heroes bem em seu centro.A composição arquitetônica está composta por uma coluna de 36 m., numerosas esculturas e uma grande losa, o emblema do túmulo do soldado desconhecido, custodiada por soldados. Procure assistir a mudança de guarda, é muito original.



Museum of Applied Arts: Maior coleção de arte do país com uma significativa exposição de arte espanhola e relíquias gregas e romanas.