13 outubro 2005

HUNGRIA


HUNGRIA, A ALEGRIA DE VIVER
Embora tenham vivido uma história cheia de graves acontecimentos, os húngaros não têm perdido o desejo de viver, ao contrário, diria-se que precisamente por isso aproveitam cada instante com uma vitalidade maravilhosa. Em outras palavras, Hungria é um país com muita alegria.
Esta filosofia de vida se sente nas cidades, monumentos, cultura e na arte. Também nos lugares de lazer e, sobretudo, durante a celebração das festas populares. O povo húngaro é muito acolhedor, gosta muito de receber visitantes e conversar com eles, partilhar suas experiências e conhecer as que são diferentes das suas. Na Hungria irá encontrar-se em casa, mas com a diferença de estar descobrindo um país de enorme beleza.
Talvez a melhor mostra do saber viver dos habitantes da Hungria são seus balneários de águas térmicas de efeitos curativos. Estes centros não são simples lugares que aliviam as doenças mas, graças ao especial caráter húngaro, tem-se convertido em lugares mágicos. Espalhados pelo país todo, situam-se em lugares que parecem sacados de algum conto: elegantes, em formosos edifícios, entre parques e jardins, costumam contar com esplêndidos detalhes, como piscinas cobertas com teto de cristal ou balneários nos que se pode jogar xadrez enquanto toma-se banho. Os húngaros tem sido capazes de converter o cotidiano em algo que vale a pena viver, sem esquecer, que sempre estão dispostos a partilhar sua façanha. Não duvide e partilhe a inconfundível alegria de viver do povo húngaro.