08 dezembro 2005

Istambul - Bósforo

Palácio de Beylerbeyi

O palácio de Beylerbeyi foi construído entre 1861-1865 pelo sultão Abdulaziz e se encontra na parte Asiática de Istambul, a margem do estreito do Bósforo. Bem menor do que o palácio de Dolmabahçe, este era o palácio de verão dos sultões.
Não existe aquecimento no seu interior e o chão é coberto de uma palhinha Egípcia. Com estilo neoclássico a suntuosidade e luxuosidade é vista a medida que o visitante entra no seu interior.
O sultão Abdulaziz era uma pessoa que adorava navios. Em seu reinado a frota naval era a segunda do mundo só perdendo para a escolta da Inglaterra. Este detalhe pode ser apreciado no interior do palácio de Beylerbeyi , pois os quartos são decorados com motivos navais e há pinturas de diversos navios nos tetos.
Visitas ilustre se hospedaram neste palácio: a imperatriz da França Eugenie, Nasruddin Xá da Persa e Nicholas o Grande Duque da Rússia. Ao redor do palácio uma área de 160.000 metros quadrados incluíam área para caça, zoológico e um jardim que continha plantas de todo o mundo. Posted by Picasa