22 setembro 2005

Lima



Fundada no ano 1535 por Francisco Pizarro é a atual capital do Peru. Talvez o nome de Lima proceda do Vale do Rímac, lugar onde assentava-se um antigo povoado de pescadores.
A chamada "Cidade dos Reis" é na atualidade o lar de mais de 9 milhões de habitantes que converteram a capital em um formoso caos. Numerosos barracos nas ruas invadiram as calçadas, onde é possível comprar qualquer coisa (no ano de 1997 foram recolocados muitos vendedores, com duros confrontos com a polícia), nas ruas transitam veículos de todos os tempos e nos meses do inverno, devido à marezia, os céus ficam cobertos de nuvens sem que caia uma gota de água. A permanente umidade faz com que a poeira e a terra de muitos anos, fique grudada às construções, o que faz com que a cidade pareça suja. Embora, esta aparente confusão, a cidade esconde distritos muito interessantes, esplêndidos museus e impressionantes construções coloniais.

Foto: Catedral de Lima - Plaza Mayor : O mais interessante é o primeiro contato com Lima seja realizado na Praça de Armas. No centro encontra-se uma pia de bronze do ano 1650 e ao lado a Catedral, reconstruida totalmente, depois do terremoto do ano 1746. Nela destaca a silharia do couro, a capela churrigueresca da Imaculada, as talhas de Martínez Montañez, o Cristo de Marfim, presente do Rei Carlos V e a capela, onde encontram-se os restos de Francisco Pizarro. Conservam-se não em honra do conquistador, mas como afirmam os limenhos, por ele ter sido o fundador de Lima.a.