01 abril 2005

E com vocês: Glacior Perito Moreno - Patagonia Argentina

O Glaciar Perito Moreno, localizado no sul da Argentina, é um daqueles grandiosos espetáculos de exuberância e fascínio da natureza que despertam a consciência da fragilidade humana. Um grande rio congelado com área de 195 km2, que existe há pelo menos 30 mil anos e é uma das únicas geleiras do planeta que continua crescendo.
Sua aparência lembra um enorme castelo de gelo branco azulado e brilhante. Através de passarelas e escadarias de madeira é possível chegar a 200 metros de distância do paredão, que se eleva a mais de 30 metros acima do Lago Argentino e se estende por um vale até as montanhas da onde é formado.

De vez em quando, enorme blocos - alguns do tamanho de casas - se desprendem e caem dentro d'água, fazendo um barulho parecido com um estrondo de trovão. A sensação de falsa realidade hipnotiza os olhos.

O Glaciar Perito Moreno termina junto à intersecção de dois braços do Lago Argentino, o que de tempos em tempos provoca um fenômeno curioso. Às vezes o canal se fecha, represando um dos braços. A cada quatro anos, em média, a erosão faz a barreira se romper, liberando a força das águas num belo e incontrolável espetáculo. A força da correnteza é tão grande que costuma arrancar árvores da margem. O último rompimento aconteceu em 1988. Por sua beleza, interesse geológico e pela riqueza da flora e fauna, o Parque Nacional Los Glaciares - onde se situam o Perito Moreno e uma dezena de outros - foi declarado Monumento do Patrimônio Mundial pela Unesco em 1981.